sexta-feira, 2 de maio de 2008

GPS sem GPS

Por essa eu não esperava: na ausência de um dispositivo GPS, o Google Maps está usando informações das estações rádio-base (ERBs, as antenas de celular) para indicar sua localização no mapa. Basta abrir o aplicativo fornecido pela Google que ele já começa a procurar. Aperte "0" para navegar até o seu local. A margem de erro é de cerca de 1 km, por isso não é possível fornecer informações de rota ponto a ponto como nos já conhecidos navegadores GPS. Mas facilita enormemente não precisar ficar buscando o local onde você está, para daí achar o caminho para onde se quer ir. Testei hoje no Itaim e funciona lindamente. Em 3G, parece Google Earth. Procurei uma rota, e ele me deu um caminho perfeito.

Se eu já era apaixonado por tudo que é Google, agora estou pronto para casar e ser feliz para sempre.

Não deixe de usar Google Maps no seu telefone! Ele pode ser instalado em qualquer celular seguindo o link www.google.com/gmm no browser do seu aparelho.

7 comentários:

hemaxol disse...

Graças a seu blog a Nokia ficou um pouco mais rica... depois que eu o li decidi comprar um Nokia 6120.

parabens!

Unknown disse...

olá! vi o link do seu blog no clube do hardware e resolvi visitar! Comprei esse aparelho na claro por 1 real! estou esperando chegar! nao vejo a hora!!
gostei muito do seu blog! excelente!! parabéns pela iniciativa!!
tenho uma duvida..depois q instalar o google maps, ele funciona rastreando algumas antenas proximas a vc, certo? usar o google maps gera alguma cobrança na conta??

Henrique Lavez disse...

parabéns pelo blog, ganhou +1 visitante! =)

Unknown disse...

no meu nokia 6120 eu nao consigo estabelecer uma conexao com o satelite d jeito nem um!!! tem como ele t achar mesmo off-line

Unknown disse...

no meu nokia 6120 eu nao consigo estabelecer uma conexao com o satelite d jeito nem um!!! tem como ele t achar mesmo off-line

Unknown disse...

no meu nokia 6120 eu nao consigo estabelecer uma conexao com o satelite d jeito nem um!!! tem como ele t achar mesmo off-line

Poshi disse...

Bem pra aqueles q nao sabem,ou não entenderam GPS sem GPS. O 6120 classic NÃO possui GPS. Ele para descobrir coordenadas faz uma triangulação com as antenas da operadora. Ele não envia o sinal para satélite como o N95.
2 ponto: É cobrado o tráfego de dados pra fazer a triangulação. No N95 é de graça pq ele tem antena GPS embutida então ele realmente envia o sinal para o satélite.