quinta-feira, 1 de maio de 2008

O passado: Samsung i321N

Entrei na onda do smartphone no ano passado pela via de um Samsung SGH-i321N. A dica veio do meu irmão que mora nos EUA e tem um Samsung Blackjack, aparelho muito semelhante. A TIM, minha operadora na época, oferecia por mais de R$ 1.000, mas achei na Claro por menos de R$ 500 para quem quisesse mudar de casa. Topei na hora.

A descrição do bichinho é irresistível: ultra-fino, como sistema Windows Mobile Smartphone Edition, câmera de 1.3 MP com flash. Comprei sobretudo pelo Windows: me pareceu imbatível a idéia de usar, na palma da mão, o sistema ao qual estou tão acostumado no desktop.

Para quem sempre teve telefones convencionais, explorar seu primeiro smartphone foi realmente divertido. Instalar programas novos, ter todos os contatos na mão sincronizados com o desktop (já tinha tido vários Palm), e especialmente acessar a web pelo (tosco, agora eu sei) Internet Explorer.

De cara percebi a dificuldade de ouvir as pessoas, e vice-versa. Alguns meses depois, o treco se jogou da minha mão: esborrachou-se no chão, apagando o LCD. Ainda na garantia, a tela foi trocada de graça. E aí foi ladeira abaixo: ele voltou da assistência com o alto-falante (o do ouvido mesmo) falhando. As pessoas falavam, eu não ouvia nada. Tinha que dar um apertão num lugar estratégico pra funcionar... ou seja, já era. Destino: lixo.

Outros problemas: trava constantemente, me obrigando a religá-lo. O Bluetooth também parou de funcionar.

Completamente decepcionado e já com vontade de entrar na onda 3G, soube que poderia pegar o 6120 de graça. Comecei a pesquisar na internet e o que me convenceu mesmo foi este artigo, que chamou a atenção para o fato de o 6120 ser, sem tirar nem por, um smartphone, apesar da cara de telefone tradiocional.

Cogitei um N95, especialmente pelos poderes Wi-Fi, mas a Claro queria vendê-lo por R$ 999, absurdo. Por esse preço, mando trazer um iPhone dos EUA, certo? O que, aliás, devo fazer assim que sair o iPhone 3G.

Por enquanto, a felicidade existe no Nokia 6120 -- ainda mais quando vem de graça.

2 comentários:

Paiva e Keiko disse...

Tenho curtido e aproveitado muito as dicas do Nokia 6120, tenho um e não usava nem a metade... estou aprendendo aqui! Obrigado!

Sérgio Paiva
sergiopaiva3@hotmail.com

Danival Dias disse...

Como vai, tudo bem? Tenho um Samsung i321N,mas nao sei fazer nada com ele, sou leigo. Você sabe o passo a passo para eu acessar o Internet Explorer e o Messenger nele? Meio que "na sorte" acesso o Wap e só. Se puder me ajudar, envia as informações para danival.dias@gmail.com que ficarei ETERNAMENTE GRATO!

Muito obrigado.

Danival Dias
Camaçari - Bahia.